Perguntas Feitas Frequentemente
Frequently Asked Questions
Informações para pacientes e familiares...
Qual é a diferença entre Quimioterapia e Radioterapia?
A Quimioterapia é um tratamento sistémico que atua ao nível de todo o corpo, sendo a sua administração por via oral ou endovenosa.
A Radioterapia utiliza radiações ionizantes produzidas por um acelerador linear para tratamento localizado das neoplasias. O seu efeito dependerá do local tratado, tendo, assim, um efeito localizado e limitado à área de tratamento.
Quanto tempo dura um tratamento de Radioterapia?
Na Radioterapia convencional a maioria dos tratamentos são diários, cinco dias por semana, por um período que pode variar entre uma a várias semanas.
Noutras técnicas, nomeadamente de Radioterapia Estereotáxica ou Radiocirurgia, o tratamento de Radioterapia poderá ser efetuado em fração única ou em algumas, poucas, frações (poderá variar entre 3 a 10 frações).
Quanto tempo dura cada sessão de tratamento?
O tempo de cada fração é curto na Radioterapia convencional, com o doente a permanecer dentro da sala de tratamento durante alguns minutos, para posicionamento e verificação do tratamento a efetuar. O acelerador em tratamento efetivo funcionará 3 ou 4 minutos.
Nas técnicas de Estereotaxia e Radiocirurgia, nomeadamente nos tratamentos em fração única com Cyberknife, o tratamento poderá ser um pouco mais prolongado, com o doente a permanecer na sala de tratamento, por vezes, até 45 minutos a 1 hora.
Vou sentir dor durante o tratamento?
Não há dor associada aos tratamentos de Radioterapia.
A maioria dos doentes mantêm as suas atividades profissionais e vida social perfeitamente normais durante o curso do tratamento.
Posso conduzir após tratamento de Radioterapia?
A Radioterapia não interfere com a capacidade de condução, exceto em casos muito específicos relacionados com a localização do tumor e da medicação prescrita, como por exemplo no caso de tumores cerebrais em que existe risco de crise convulsiva. O médico Radioncologista dará as orientações devidas na 1ª consulta.
Existe algum problema se faltar um dia ao tratamento?
Por uma questão de efeito máximo do tratamento em termos radiobiológicos, convém efetuar o tratamento com o mínimo de interrupções.
Se necessitar faltar deverá consultar a equipa de forma a programar a falta e a compensar esse tratamento.
Vou ficar radioativo após um tratamento de Radioterapia?
Não. Os doentes de Radioterapia externa não ficam radioativos após o tratamento, logo podem ter uma vida social e familiar perfeitamente normal.