A Júlio Teixeira – Radioterapia, numa parceria com o Hospital CUF-Porto, efetuou os primeiros tratamentos em Portugal de Radioterapia concomitante com Hipertermia Local, técnica não invasiva através da qual é elevada a temperatura do tumor de forma seletiva e focalizada através de uma fonte de radiofrequência, com recurso a um equipamento Celsius TCS (http://www.celsius42.de/home.html); esta técnica pode utilizar-se isoladamente ou em combinação com a Quimioterapia e/ou Radioterapia, com a finalidade de conseguir um tratamento mais efetivo em diferentes patologias.
Hipertermia no Tratamento do Cancro – Celsius TCS
O Celsius TCS foi concebido como um sistema para tratamento de tumores. É um equipamento médico não invasivo de Hipertermia local que, através dos seus 2 elétrodos ativos, emite uma radiofrequência de 13.56 MHz, a qual permite elevar a temperatura do tumor de forma seletiva e focalizada.
O que é a Hipertermia?
A Hipertermia é o aumento da temperatura acima do nível fisiológico com o objetivo de atingir uma melhor eficácia terapêutica. Está definida como o aumento da temperatura para um intervalo entre 39ºC e 45ºC.
O objetivo da Hipertermia local Celsius 42 é alcançar uma dose térmica ótima no tumor, seja superficial ou profunda, sem exceder os limites de tolerância dos tecidos normais circundantes. A Hipertermia local é aplicada de forma externa e não invasiva pelo meio de 2 elétrodos ativos os quais emitem uma energia eletromagnética dirigida ao local de tratamento conduzindo à destruição das células cancerígenas.
Patologias
O uso do equipamento está indicado para qualquer tipo de tumor sólido, particularmente:
Efeitos Secundários e Contraindicações
A terapia com Hipertermia local é efetuada por um Médico / Enfermeiro em sessões de 60 minutos,
é não invasiva e sem riscos para o doente. É feita em regime ambulatório e geralmente não provoca efeitos secundários adversos. Em casos isolados, a destruição de células cancerígenas pode resultar numa febre ligeira para o doente, o que é considerado como uma boa resposta ao tratamento.
Contraindicações
A Hipertermia com Celsius TCS está contraindicada em:
O primeiro equipamento em Portugal foi instalado no Hospital CUF Porto, pioneiro nesta técnica no país.